15/04/2013

A FAMÍLIA SEGUNDO O PROPOÍTO DE DEUS DE WARM HILTS (Parte 3)



3 – NOÉ E SUA FAMILIA  (Gênesis 6-9) 

Era grande a maldade e a violência dos homens nos dias de Noé. Por isso, Deus decidiu toda a humanidade com o dilúvio. Contudo não o fez sem antes adverti-la seriamente. Com paciência e amor deu-lhes ainda 120 anos mais para que se arrependessem e se convertessem. O apostolo Pedro fala da paciência de Deus que “aguardava nos dias de Noé” (1ºPedro 3.20). Infelizmente nada mudou.
Noé mostrou em sua conduta grande diferença em relação a seus contemporâneas. Era um homem justo e irrepreensível. Andava com Deus, como Enoque fizera antes dele, e achou graça diante do Senhor. Contudo, a oferta da graça de Deus não destinava-se somente a Noé. Destinava-se também  a sua casa ― esposa e filhos.
Muitas vezes encontramos na Bíblia a expressão “tu e a tua casa”. Deus não quer salvar somente a indivíduos, mais “casas” e “famílias”. No tempo de Abraão quando Deus fez cair juízo sobre Sodoma, Ele decidiu salvar a Ló. Os anjos que vieram para destruir Sodoma perguntaram a Ló: “Tens aqui alguém mais dos teus?” (Gênesis 19.12). até mencionaram primeiro os seus genros. E Ló foi falar com eles para levá-los consigo. Infelizmente eles se recusaram a ir; não se deixaram salvar e morreram. Deus, porem, queria que toda a família de Ló saísse de Sodoma.
Deus deu a Noé todos os detalhes de como fazer a sua arca para que toda a sua família se salvasse com ele. Quando a arca estava pronta Deus disse: “Entra na arca tu e toda tua casa” (Gênesis 7.1). e Noé entrou na arca com sua esposa, e as esposas de seus filhos. Assim se salvaram todos. Os filhos e as noras eram todos adultos, de aproximadamente 100 anos de idade. Veja que foi bem diferente a atitudes deles do que as dos genros de Ló!
Em atos 16 lemos o que ocorreu com o carcereiro de Filipos. Clamou em desesperada angustia: “que devo fazer para que seja salvo?” A resposta foi: “Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e tua casa” (vv. 30-31). Para Noé e os seus, a arca era o único meio que podia salvo-los; para o carcereiro e sua casa era a fé no nome de Jesus Cristo. “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12). Que graça quando famílias inteiras ― pai, mãe e filhos ― podem gozar a salvação de Deus pela fé em Jesus Cristo!
Os filho de Noé não foram salvos pela fé do pai, mais sim, pelo fato de que, em obediência a palavra de Deus, eles mesmo entraram na arca. É um grande privilegio ter pais crentes e conhecer o Evangelho desde a juventude. Mais que ninguém pense que se pode ser salvo em virtude do exemplo e ensino dos pais crentes. A salvação não se herda, somente pode ser obtida por meio da fé viva e pessoal em Cristo Jesus.
Em 2ºPedro 2.5, lemos que Noé foi um “pregador da Justiça”. Judas nos relata no versículo 14 de sua epistola que Enoque, por sua vez profetizou. Ambos os patriarca tiveram uma vida que agradava a Deus, com testemunho e pregação públicos. Desse modo Paulo podia encorajar os crentes a fazer o que havia visto nele e ouvido dele (Filipenses 4:9). Nós também deveríamos dar o mesmo testemunho.
Depois do dilúvio, Deus fez uma aliança com Noé e seus descendentes. O sinal da sua aliança foi um arco nas nuvens (Gênesis 9.12-17). O homem pode olhar para esse arco quando aparecerem nuvens negra no céu e encontrar consolo. Todos conhecemos na vida essas nuvens ameaçadoras que tanto nos assustam: enfermidades, dores, problemas de toda classe. Mais em meio a todas elas podemos contemplar o arco que nos fala de uma viva esperança: Cristo, o fundamento de todas as promessas de Deus. Não somos apenas nós que vemos esse arco, Deus nos assegura que Ele também contempla e não se esquece de suas promessas.
Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar” (Gênesis 8.20). Aqui temos a primeira menção de altar. A oferta, como todas as outras ofertas que encontramos em Gênesis, foi um holocausto. Os outros tipos de oferta são mencionados no livro de Levítico e mostram de maneira figurada os ricos e variados aspectos de sacrifícios de Jesus Cristo. Dentre os livros do Novo Testamento, é especialmente a epístola aos hebreus que trata disso.
Quando Deus aspirou o suave cheiro que subiu do altar, disse a si mesmo: "Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.” (Gênesis 8.21). Isto não aconteceu porque Noé e seus filhos se tornaram pessoas melhores na arca, eram ainda os mesmos, como mostra o versículo 21. Mas o fato é que Deus decidiu fazer a sua graça vigorasse a partir de então em virtude do sacrifício que Noé ofereceu, e Ele aceitou com apreço.
Como todos os sacrifícios também este conduz o nosso pensamento a o sacrifício que Jesus ofereceu no Gólgota. Ali Ele se entregou a si mesmo como oferta imaculada a Deus (Efésios 5.2). Deus ficou plenamente satisfeito e foi glorificado mediante este sacrifício. A oferta que Jesus apresentou foi acima de tudo para glorificar a Deus. Não obstante, Ele também se ofereceu por nós. Só por meio deste sacrifícios é que Deus também pôde considerar-nos aceitáveis (Efésios 1.6). Depois de nossa conversão, não passamos a ser melhores, em comparação com os não crentes, como nem tampouco aquelas oitos pessoas que entraram na arca.
Tenho prazer em pensar na família de Noé, salva e abençoada pela graça, ao redor de seu altar. Gostaria de chamar de “altar da família” dispomos de um altar semelhante em nossa família? Claro que não me refiro a um altar no sentido literal (ou seja, com pedras arrumada, animal queimando,etc. grifo do digitador) Minha pergunta é: reservamos um tempo para sentarmos juntos pais e filhos ao redor da palavra de Deus, para receber dEle consolo e ensino? Agradecemos juntos pelas bênçãos recebidas dEle? Oramos juntos uns pelos outros e pelos os demais também? Se temos esse costume, não deixará de haver preciosos resultados. Como marido nos estimaremos e nos amaremos mais e seremos exemplo para nossos filhos, de modo que eles aprenderão a se amar e a cuidar uns dos outros. Se os fazeres da vida diária ― o trabalho, as obrigações, os estudos ― nos leva a descuidar do serviço devido a Deus, as conseqüências serão triste. Não seria essa a causa de nossa vida familiar frequentemente manifestar tão pouco o caráter de uma família cristã?
Gênesis 9.18-28 continua a historia de Noé e sua família. Quão diferente de que se esperava veio a ser a situação nesse lar tão abençoado. O pai em vez de ser um modelo caiu em pecado, por falta de domínio próprio, embriagou-se. Podem os pais que dão mau exemplo aos filhos esperar deles respeito e reverência? O filho mais moço de Noé demonstra claro menosprezo. Diverti-se ao relatar o que vira aos seus irmãos.
A Palavra de Deus não ensina que os filhos devem honrar seus pais só quando estes merecem, mas sempre. Deus deu aos pais uma autoridade que os filhos têm de respeitar, mesmo que isso lhe pareça difícil.
Por isso Cam foi castigado, e o castigo caiu sobre o seu filho Canaã. Sem e Jafé se entristeceram por causa do comportamento de seu pai. O amor cobre todas as coisas. Mostraram amor e respeito e foram recompensados com a benção que o pai lhe deu.

  Questões referentes à família nº 3:

  1. Como era o comportamento dos homens nos dias de Noé, e em que aspecto Noé se diferenciava deles?
  2.  Como tinha de construir a arca? A arca é figura de que? Quem entrou com Noé na arca, e o que isso nos mostra?
  3. O que nos leva a constatar que os homens não se tornaram melhores depois do dilúvio, e porque só em virtude de um sacrifício puderam permanecer no favor de Deus? O que nos ensina Efésios 5.2 quanto a isso?
  4.   De que maneira podemos edificar um “altar familiar” com a nossa família
CONTINUA NA PRÓXIMA SEMANA

Ver as Partes: 

01  02  03  04  05

Texto extraido do livro do pastor H. WILTS (Família segundo o plano de Deus) Editora: DLC Literatura cristã.

ESTE ARTIGO É PRA REFORÇAR A NOSSA COMREENSÃO SOBRE A FAMÍLIA E O SEU PAPEL NO LINDO PLANO DE DEUS. QUE O SENHOR NOS AJUDE A PRESERVAR ESTA SAGRADA INSTITUIÇÃO QUE DEUS QUIS QUE FOSSE A FAMÍLIA, INSTITUÍÇÃO ESTA QUE O DIABO TENTA DE TODAS AS FORMAS DESTRUIR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário